Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Como fazer leite de coco caseiro - e ideias irresistíveis de como usá-lo



Café sem adoçar enriquecido com a "nata" de coco

Por que preparar o leite de coco em casa

Se você, como eu, prefere comida de verdade, certamente vai gostar desse post. Ao ler o rótulo de uma embalagem de leite de coco podemos observar que não se trata de leite de coco puro. Ele vem acompanhado de estabilizante, espessante, emulsificante, acidulante e conseravdores, todos com nomes impronunciáveis. Mas claro, se o leite de coco caseiro não dura mais que quatro dias na geladeira, como poderia durar meses na prateleira do supermercado se não fossem os aditivos?
E se você, como eu, tem intolerância ao leite, certamente gostará desse post, já que o leite de coco pode tornar sua vida muito mais feliz. E ser feliz é tudo o que se quer!

Como preparar o leite de coco caseiro

Use o coco ralado na hora, fácil de  encontrar em feiras livres. Eu uso cerca de 1/2 Kg para 1l de água de boa qualidade. Em baixas temperaturas é bom amornar a água, aqui uso em temperatura ambiente mesmo. 

O coco batido com água, pronto para ser espremido



Coloco a água com metade do coco no liquidificador e deixo bater por uns 3 minutos. Depois côo num pano próprio para fazer leites vegetais e aperto bem. Volto o leite ao liquidificador com o restante do coco e repito o processo.





O leite de coco está pronto para usar na vitamina, milk shake, moqueca, ou em outra receita, substituindo o leite animal e saborizando os mais variados pratos.

Gosto de usá-lo para fazer esse delicioso e saudável milk shake:
1 copo de leite de coco, 2 bananas nanicas congeladas previamente em rodelas, uma pontinha de faca de fava de baunilha, uma pitada de canela e 1 colher das de sopa de colágeno hidrolisado (para adicionar proteína).Bata tudo no liquidificador e aproveite. 


Depois de gelado, quando a gordura se separa do líquido

Costumo guardar esse leite de coco na geladeira em um recipiente de boca larga, assim fica fácil retirar essa espécie de "nata" grossa que se forma. Uma irresistível iguaria para acompanhar um café gourmet.




Após quatro dias, ele perde o frescor e fica mais como um iogurte de coco, mas ainda pode ser usado.


Bônus: Farinha de coco




Isso é o que sobrou ao espremer o leite de coco e que pode ser usado num bolo, ir para a composteira ou se transformar em farinha de coco.



Basta levar ao  no forno bem lento com a porta entreaberta (melhor se tiver um desidratador). 


Mexa de vez em quando e apague o fogo antes de começar a corar. 






Deixe esfriar, bata novamente no liquidificador e está pronta a   farinha de coco. Como o processo é manual, a farinha ainda irá conter boa parte da gordura do coco. Para não ficar rançosa, conservo num vidro bem tampado no freezer. Por ser desidratada, permanece soltinha mesmo congelada.


Ótima para fazer farofas doces ou salgadas, bolos, pancakes, brownies (receitas a caminho).



Beijos e abraços







2 comentários:

  1. Delícia! Tudo que é natural, é melhor! Adorei as sugestões... Gosto de amassar uma banana madurinha e colocar essa nata de coco em cima, fica divino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou testar essa dica da banana com a nata do leite de coco, deve dar uma ótima sobremesa, obrigada pela visita, Edlena, beijos

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim