Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Amor aos animais - a vez da gata Felícia

Mais flagrantes do meu quintal em Janeiro

Final de tarde

Quem se lembra do presente de Natal que a vida me deu? A gatinha, a quem chamamos  Felícia (irmã do Félix) e cuja história de sobrevivência contei  aqui.


Pretendíamos doá-la, pois a população animal tá crescendo demais por aqui


Mas não apareceu nenhum pretendente


O problema é que a Gata (esse é o nome da outra gata), que já está idosa, não admite novidades e vive a atacá-la, apesar de nossos cuidados em mantê-las separadas.
Um dos arranhões resultantes desses ataques cicatrizou na superfície, mas desenvolveu uma infecção interna, que não notamos até que rompeu a pele. Ela agora está com uma cratera horrível, temos levado diariamente à veterinária para aplicar antibiótico e anti-inflamatório, além de fazer a limpeza do local. 

Pior é que temos que bancar os enfermeiros e limpar a ferida várias vezes ao dia com iodo, aplicando pomada. E tem que remover todo tecido novo que se forma, pois a cicatrização tem que ocorrer de dentro para fora, sob o risco de acontecer o mesmo novamente. É de virar o estômago, não sei se por causa do procedimento em si, ou porque ficamos nervosos por ter que, literalmente, cutucar sua ferida.

É, mãe de gato também é mãe! As noites mal dormidas que o digam!

Agora descobrimos uma nova: se deixamos a luz do banheiro acesa (é lá que ela está confinada à noite), ela fica quieta e não se debate com o colar elizabetano que precisa usar.

Será que a gatinha tem medo do escuro?????


21 comentários:

  1. Oi Tânia!!!

    Ela é tão linda...sei como sofremos juntos com nossos bebês.
    Olha me ocorreu que arnica em globulos possa ser bom...é manipulado em fármacia de homeopatia...pode ser em gotas também,tente perguntar ao veterinário.A arnica é antiflamatoria,aqui em casa tomamos sempre,um biologo me falou que tomar antes de alguma cirurgia também é bom.Aqui usamos também o povedine e uma pomada cicratizante que não me lembro o nome,mas usei quando minha gatinha estava com câncer e ele abriu.Espero que fique tudo bem com todos vocês.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Linda sua Felicia...menina nem fale em ser mãe de animalzinho doente, eu passei por isso aqui em casa com a cachorrinha da minha filha que fugiu e foi atropelada.... fiquei várias noites em claro, com ela chorando e o pior sem poder fazer grandes coisas....agora ela já está quase bem recuperada....brincando, o interessante é que a nossa tem medo de tempestade...é o tempo fechar para ela vir se enrolar nas nossas pernas....rsrs.

    Melhoras para Felicia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã é médica Veterinária, e trabalho como assistente dela. Esse processo pelo qual a Felicia está passando,são diários por aqui. Não me viram o estômago, mas alguns casos me deixam com o coração partido. Inclusive por maus tratos.

    Beijos e espero que Felicia logo, logo se recupere.

    ResponderExcluir
  4. Tua Felícia é linda! Parabéns pela dedicaçnao... poucos são capazes disso. E veja com a vet dela se vc pode usar fibrase. Tive um caso parecido aqui em casa e essa pomada me ajudou muito na cicatrização... Bjn...

    ResponderExcluir
  5. Bela atitude a sua. Nossos irmãos bichos precisam, e muito, de carinho. E no final, é a sua alma que será contemplada.
    Beijitos

    ResponderExcluir
  6. Que amor tua gatinha,tomara que sare logo bjs

    ResponderExcluir
  7. OOOOO TAnia , é a Felicia a clonesinha da minha Pink né ???? Fiquei super triste com seu dódoi , mas se Deus quiser logo ela estará bem , que bom que ela tem vcs !!!! Que São Francisco cuide dela! Bjim Tania dê noticias tá ?

    ResponderExcluir
  8. Tania,

    um veterinário me ensinou a usar Povidine DEGERMANTE. É baratíssimo mas só é vendido em lojas de material hospitalar.
    Mais eficiente que o iodo e que o povidine comum. Não mancha nem a mão do cuidador, nem tecidos. Fácil de lavar mesmo.

    Também é excelente para tratar queimaduras.

    De coração partido divido com você a informação que me ajudou muito a tratar machucado da minha Lua.

    ResponderExcluir
  9. Ah que coisinha fofa....a Felicia na "bici" tá demais. Tadinha da Gata ... mas ela ficará boa logo.E vc faz da maneira que penso ser correta: se tem bichinhos tem que cuidar super bem.:)E pelos cuidados com elas dá para perceber.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  10. Oi Tania..tadinha da gatinha..espero que melhore logo!
    E faz aquela bolsa sim..é bem bacana!
    beijinhos querida e tenha um lindo dia,
    So

    ResponderExcluir
  11. Olá Tânia... que linda a Felícia... mas tá dodoi... gatas brigam mesmo... as minhas não se entendem... vivem aos tapas...
    Eu ja usei o Rifocina (muito bom... ótimo cicatrizante)... só que agora só pode ser vendido com receita médica... ai fica mais difícil...
    Mas como ela ja esta aos cuidados de profissionais... tenho certeza que logo logo estará ótima...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Ohh Meu Deus, tadinha dela!!
    Talvez o escuro represente estar sozinha...
    "Mãe de gato também é mãe". Ótima essa frase, mas é verdade, esses nossos filhopets...!!! Rs
    Melhoras para ela!

    ResponderExcluir
  13. Olá Tania!!
    Com certeza sua linda Felícia irá se recuperar desse ferimento!
    O seu amor e sua dedicação irá diminuir o sofrimento dela!!!
    Sei bem o que você está passando, tenho 5 cães aqui em casa e o amor que temos realmente é incondicional!
    Beijos
    Cleide

    ResponderExcluir
  14. Oi Tânia!!!

    Estou na torcida aqui...Obrigada pela visita e sempre muito Bem Vinda!!!

    Beijos em Ti e nos bebês

    ResponderExcluir
  15. Olá Tania
    Vc é abençoada por DEUS tenha certeza disso!!
    A Felicia esta linda linda!!
    Imagino o quão sofrido deve ser ter que cura la mechendo na ferida mas vc sera recompensada sempre pelo seu cuidado com os animais.
    Fique com DEus
    Les

    ResponderExcluir
  16. eu sei bem o que é ser mãe de gatunos... rs Qdo a minha Lola operou (castração)fiquei 24 horas pajeando ela, e com muito prazer rs.
    Parabéns pelo blog, estou aqui, navegando nele e me deliciando.
    Beijinhos,
    Joana (Jô)
    joartflores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Tãnia essa gatinha é linda demais,que carinha mais doce ela tem,parabéns por tanta dedicação e amor por esses peludinhos tão especiais tenho certeza que o seu lugarzinho lá no céu já está reservado,você é muito especial.
    Estarei torcenro para que essa fofura se recupre logo.
    Meus filhos ficaram encantados com ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Seu jardim é lindo e sua gata de olhos azuis, linda também.

    ResponderExcluir
  19. Não, é que ela se sente sozinha com a luz apagada.
    Espero que ela fique boa logo, eu bem que queria um gatinho,mas minha cadela mini não suporta bichano, e ela é a matriarca aqui em casa,tenho duas adotadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Tânia querida, esses bichinhos são parte da nossa vida, não é?
    Ontem fiz um post sobre os daqui de casa e a ajuda que a dona do pet me deu qdo levei uma cachorra recolhida de uma atropelamento. Só entende quem tem amor por eles, as outras pessoas pessam que é frescura.
    Sua gatinha é um a fofa!
    Beijos carinhosos,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Tânia, me corta o coração saber que o machucadinho da Felicia não cicatrizou de todo... Mas ela vai ficar boazinha, pois você está cuidando com amor, carinho e os remedinhos.
    Eu passei por algo parecido quando do falecimento de minha mãe uma das gatinhas que vieram para minha casa, na época com quatro filhotinhos, arranhou o olhinho da minha Anita, que na época ainda era uma filhotona de poodle, cortanto a terceira pálpebra... Mas tudo acabou bem, a Anita ficou sem sequelas no olhinho, mas eu tive que me abdicar da Mell, mas ela foi para uma família linda e muito amável, que a adotou com os quatro filhotes, e todos vivem como verdadeiros príncipes até hoje.
    A minha outra gatinha, a Mill, que viveu por 13 anos, foi amiga da minha Anita até o último dia da vida dela. Algo muito lindo de se ver...
    A doninha Felícia vai ficar bem.
    Abraços e muitas alegrias com seus filhopets!
    Beijos mill, Maria Paula

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim