Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Como emagrecer sem passar fome



Esse é um grande dilema.
Se você pertence àquela classe de pessoas que come e bebe o que bem entende, não derrama suor na academia e, ainda assim, permanece magro, saiba que é uma exceção. E agradeça aos seus ancestrais, pois, certamente sua genética o privilegiou com essa característica.
Mas esse não é o caso da maioria de nós, ao menos não depois de adultos. Seja na café da manhã, comendo aquele pão quentinho ou na hora da cervejinha com os amigos, fica aquela sensação incômoda, quase uma culpa. Sabemos muito bem onde esses carboidratos irão se instalar: geralmente na barriga.
Iniciamos, então, bravamente, alguma dieta de fome. Porque somos pessoas decididas. Nossos dias começando gloriosamente com 3 torradas integrais light, 2 colherinhas das de chá de queijo cottage (que gastamos logo na primeira torrada) e chá verde com adoçante à vontade. O restante do dia não será mais animador: muito esforço na academia, corridas e uma ração, digo, refeição sem graça a cada três horas (pra não desmaiar de fome). Ô natureza cruel! 
Quanto tempo se passará até cair em tentação e devorar aquele pedaço de torta mousse de chocolate? E já que tudo está perdido, porque não comer mais um pedaço? 

Será a natureza essa malvada que nos leva a ter apetite e depois nos pune com indesejáveis camadas de gordura pelo corpo? Sem falar em todas as complicações de saúde que essa gordura nos traz.

Mas não precisa ser assim.


O que é a Dieta do Paleolítico


O período paleolítico foi aquele que antecedeu o início da prática da agricultura, quando os homens eram essencialmente caçadores e coletores. Ele ocorreu entre cerca de 3.000.000 de anos até 10.000 anos atrás fonte . Isso significa que nós só passamos a consumir cereais (trigo, aveia, arroz, centeio, etc) e leguminosas (feijões, soja, amendoim, favas, ervilhas, lentilhas, etc) há cerca de 10.000 anos, o que é uma fração muito pequena comparada a todo o período pré-histórico. O que os defensores dessa dieta explicam é que nossos ancestrais, desse período tinham a alimentação à qual nosso corpo está adaptado geneticamente, assim como nos adaptamos às condições de temperatura e concentração de oxigênio que nosso planeta oferece. Afinal, foi sob essas condições que nós evoluímos. O que faz todo o sentido pra mim!, 


E o que esses ancestrais comiam?


A dieta do homem no paleolítico provinha da caça e da pesca, ou seja, muita carne e gordura animal; e era complementada com o que conseguiam coletar como: frutos silvestres, insetos e larvas, raízes e vegetais. Não era uma dieta fixa pois, dependia muito da oferta desses alimentos conforme a região e a época.
A essa altura você já deve ter concluído que eles não comiam grãos ou alimentos processados e refinados. E não, eu não estou sugerindo que você passe a apreciar larvas e insetos ao melhor estilo Timão em "O Rei Leão"_ Viscoso, mas gostoso!
A proposta é procurar adaptar nossa dieta, o máximo possível àquela praticada pelo homem do Paleolítico, ou seja,comer  comida de verdade!
Vou compartilhando com vocês as receitas e truques que uso diariamente em minha dieta, como já fiz aqui.



O que não comer na Dieta do Paleolítico


É importante eliminar os cereais e as leguminosas, ou seja, adeus arroz, feijão e pão, só pra começar. Maaaaas, essa não é a base da pirâmide alimentar que aprendemos desde a infância? É, mas, quando foi elaborada essa pirâmide? E baseada em quê? Isso será tema de um outro post.
Os alimentos refinados e processados também ficam de fora. Chega de ficar lendo rótulos no supermercado (até porque eles omitem muita coisa). Comida de verdade não necessita de rótulo; você olha e sabe o que é. Um pedaço de carne é carne animal e um pé de alface é uma verdura.


Porque eu tenho procurado seguir a Dieta do Paleolítico?

Minha motivação para estar nesse caminho é minha saúde e não propriamente o emagrecimento. Digamos que o controle do peso corporal tem sido um bônus para mim. Venho tentando controlar os sintomas da SII (Síndrome do Intestino Irritável) há anos, inclusive com dietas vegetariana, vegana e crudívora. Ingenuamente pensava que meu corpo não se dava bem com as gorduras e carnes e nem suspeitava dos carboidratos. Quando iniciei a Dieta do Paleolítico, precisei de um período de adaptação, pois nem conseguia comer proteínas e gorduras em todas as refeições. Hoje, me farto com vários ovos já de manhã, o que me dá energia suficiente para não aguardar ansiosamente pelo almoço, mesmo após caminhar e até dar umas braçadas no mar E, sim, eu era dessas que sentia fome a toda hora.



Não seria mais uma dieta da moda?

Vamos ser realistas, dietas da moda são aquelas que restringem o consumo de gorduras pois, como mostrado acima, essa foi nossa dieta por milhares de anos contra a preconizada atualmente, que só teve início há 10.000 anos.


Mas, e sobre emagrecer sem passar fome? Na Dieta do Paleolítico você pode comer o quanto desejar, chega dessa falácia de contar calorias (o trecho abaixo explica o que nos faz engordar). Embora, com o tempo, você sentirá cada vez menos fome, pois estará emagrecendo

Trecho do livro que estou lendo : "Por que engordamos e o que fazer para evitar", traduzido de "Why we get fat" de Gary Taubes:

"Os alimentos mais engordantes são os que têm o maior efeito sobre os níveis de insulina e o açúcar em nosso sangue. São as fontes concentradas de carboidratos, em particular os que podemos digerir depressa: qualquer coisa feita de farinha refinada (pães, cereais e massas), carboidratos líquidos (cerveja, suco de fruta e refrigerante) e amidos (batata, arroz e milho). Esses alimentos inundam a corrente sanguínea com glicose rapidamente. O açúcar no sangue dispara; a insulina dispara. Nós ficamos mais gordos. Não é de surpreender que, durante cerca de duzentos anos, esses alimentos foram considerados particularmente engordantes."


Você já conhecia essa dieta, já pratica ou pensou em praticá-la?


Deixe seu comentário!


Abraços e beijos



7 comentários:

  1. Não conhecia essa dieta..achei muito interessante e vou começar a adotar tb...estou como vc querendo emagrecer não por estética e sim para ter qualidade de vida...comecei a postar ontem mas vejo que vou incluir essa dieta e alterar muita coisa..beijus e obrigada por compartilhar!
    http://lauisakartes.blogspot.com.br/2014/12/eu-decidi-nao-esperar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lauisa, que bom que estamos no mesmo caminho, vou dar muitas dicas aqui , vamos dar as mãos e obrigada pelo comentário.
      beijos

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho e já te enviei solicitação no face...na busca do alívio das dores além do karatê voltei a musculação...e hoje estou bem melhor...vamu que vamu...beijus

      Excluir
  2. OI, Tânia querida !
    Puxa, amiga... que legal vc estar fazendo esta dieta ! Eu conheci esta dieta com a Evinha , filha da Margarete Silva... e confesso que estou lendo, tentando incorporar a minha rotina, mas tá dificil . Estou frequentando os Vigilantes do peso e tenho tentado a cada dia incorporar mais alimentos saudáveis na alimentação de todos lá em casa... e vamo que vamo porque mudança se dá aos poucos, né?
    Desejo a vc e sua família um Feliz Natal cheinho da Graça e do Amor do senhor Jesus !!
    Um beijo grande !
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, querida, que bom saber que estamos no mesmo barco. Vou dar um jeito de mostrar minha rotina diária de Boas festas pra você e sua família também, vamos começar o ano com garra.
      beijos

      Excluir
  3. Olá Tania ... tb estou nessa, mas na verdade estou fazendo a Low Carb, bem parecida. É impressionante como não sentimos fome ! Já emagreci 5 quilos, mas o q mais me animou foi q com esses alimentos não tenho aquela sensação de estufamento, me sinto leve e disposta ... estou adorando !!!
    Bju querida, estou amando seus posts !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que descobriu esse caminho Kelly, é mais que uma dieta, é um estilo de vida saudável ! Beijos

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim