Páginas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Você conhece o levanta defuntos?



Com certeza você já usufruiu de um bom levanta defuntos algum dia na vida, mas, se isso não aconteceu, devo dizer-lhe que nunca é tarde.
Nas culturas antigas, ele era muito conhecido por sua capacidade de devolver a vitalidade aos doentes e convalescentes, às mulheres paridas e às criancinhas desnutridas. Apresento-lhes: o caldo de ossos!
Feito a partir de ossos de boi, frango ou peixes, acrescentado de um pouco de carne, legumes e temperos naturais, o caldo de ossos vem sendo passado de geração a geração, ainda que sua receita vá se adaptando à época ou à cultura.


Benefícios do caldo de ossos

Já falei neste post a respeito de suas propriedades digestivas. E os benefícios não param por aí. Segundo o Dr. Weston Price, um bom caldo, constrói ossos fortes, alivia as dores de garganta, cura resfriados, nutre os doentes e ainda pode dar aquela animada em sua vida amorosa. Hoje a ciência valida aquilo que nossas avós já sabiam.
O caldo preparado da forma correta, contém minerais numa forma que o nosso corpo pode absorver facilmente. Além do cálcio, contém também magnésio, fósforo, enxofre e silício e ainda, quando usados os tendões e cartilagens, apresenta sulfatos de condroitina e glucosamina, que são vendidos a como suplementos para artrite e as dores nas articulações.
Quando o caldo esfria, ele se transforma em gelatina, que já era reconhecida como agente terapêutico pelos antigos chineses.


Os tipos de caldos


Os caldos feitos com cabeças de peixe fornecem substâncias fortalecedoras da tireoide. E esse é o que tem o preparo menos demorado. Cerca de duas horas de fervura bastam para que renda um caldo muito nutritivo.
Já o caldo de ossos de boi, onde são usados, preferencialmente ossos que contenham a medula, ou, o famoso tutano, exige uma fervura demorada, de cerca de 24 horas, para que todas as propriedades possam ser liberadas no caldo. Depois de frio, basta retirar a gordura que se solidifica em cima, separada da gelatina substancial que poderá ser usada em sopas e molhos.
Enquanto que o caldo de galinha, que ensino a fazer aqui, precisa de 12 horas para ficar pronto.
Minha receita de caldo de galinha:

Ingredientes

Uma galinha caipira bem limpa, com pés e cabeça
Água filtrada que baste para manter a galinha submersa
1 colher das de sopa de vinagre de maçã para ajudar a retirar o cálcio dos ossos
Sal, louro, sementes de feno grego, cebola, alho e cheiro verde a gosto
Cenoura, aipo e alho poró

Como fazer:

Leve a galinha à uma panela grande de aço inoxidável ao fogo com água fria
Quando ferver, retire a espuma que se forma na superfície
Acrescente os temperos, exceto o cheiro verde
Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela destampada, sempre completando a água que evaporar.
Quando a carne estiver macia, retire a galinha do fogo e separe a carne do peito e das coxas dos ossos e reserve essa carne para usar em suas receitas.
Volte o restante ao fogo e junte o vinagre, a gora deixando cozinhar até completar as 12h de fervura, sempre repondo a água. Na última hora, junte os legumes e, na meia hora final, permita que o caldo reduza até cerca de 1 litro. Nos 15 minutos finais, junte um maço de cheiro verde. Apague o fogo e passe em peneira de aço inoxidável. Leve a um recipiente de vidro para esfriar. Depois de frio, pode gelar e separar a gordura, se desejar.
Está pronto seu caldo de galinha verdadeiro, que você poderá conservar em geladeira por uma semana, ou congelar por até dois meses. Aproveite!

Depois me conte se gostou!

Abraços e beijos!





3 comentários:

  1. Nossa!! Rola um nojinho...rs Mas sempre lembro que, quando ficava resfriada, minha vó me dava canja de galinha e acho que cozinhava com a cocha inteira. Vale? Rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, Márcia, você deveria, sim, ter nojo dos "caldos de galinha" em cubinhos, que ninguém sabe dizer do que são feitos. Vale sim, fazer com a coxa, desde que leve os ossos e cozinhe bastante. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Excluir
  2. Minha vó fazia com osso acho que era de vaca ou boi rsrsrs...vc come suando mais é uma delícia rsrs.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim