Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Aprenda como fazer ghee - a manteiga clarificada dos indianos





O que é ghee

O ghee, ou manteiga clarificada é considerado o ouro líquido para os indianos, que o utilizam, não somente para fins culinários, mas também na saúde e na cosmética. Além de não conter lactose, tem um ponto de fumaça elevado, ou seja, é difícil de queimar e é um saudável substituto para os óleos vegetais (que passam por processos químicos para sua obtenção ) na hora da fritura ou refoga.

No Nordeste brasileiro, temos a manteiga de garrafa, que é bem parecida com o ghee. Na feira que frequento, ela é vendida em garrafas mesmo, até já comprei, mas ainda prefiro o sabor e a pureza do ghee que eu mesma preparo, já que não gasto mais que meia hora no processo.


Por que optei pelo ghee para cozinhar


No post anterior dei algumas dicas de como tornar nossas refeições mais saudáveis com simples substituições de ingredientes básicos. E a gordura que usamos para cozinhar, com certeza é um dos ingredientes mais presentes em nossas receitas, uma vez que ela é responsável por grande parte do sabor dos pratos, e não deixa a preparação grudar na panela.
Durante muito tempo fomos convencidos de que deveríamos substituir as gorduras animais (manteiga, banha) pelos óleos vegetais sob o risco de engordar ou entupir nossas artérias. Mas as pesquisas científicas atestam exatamente o contrário.
Não sou médica e não poderia explicar aquilo que já aceito como certo e tento praticar em minha vida, que é uma dieta baseada no aumento das gorduras e proteínas e diminuição dos carboidratos. E devo dizer o quanto isso favoreceu minha digestão e saúde intestinal. Se você dispuser de um pouco de tempo poderá ver esse vídeo de um médico brasileiro explicando o assunto e provando, com argumentos embasados em pesquisas científicas, que as gorduras (naturais) não são os vilões  da história.


Como fazer o ghee




Para preparar meu ghee, uso a manteiga que compro na feira livre de minha cidade. Ela vem da roça, e é preparada a partir da nata do leite de vaca. Compro toda semana, bem fresquinha, mas, tem um problema, ela vem salgada. E bem salgada, a fim de conservar melhor, com certeza. Nada que não se resolva facilmente lavando a manteiga. Sim, como ela é gordura quase pura, basta ir colocando água filtrada e ir mexendo, trocando a água e mexendo até sair todo o sal.







Levo ao fogo mínimo, numa panela de inox e espero a espuma subir. Você pode ir retirando essa espuma, mas também pode esperar que ela irá, aos poucos, diminuindo e assentando no fundo da panela. Nesse momento, a água já evaporou e é importante cuidar para que os resíduos não queimem no fundo da panela. Desligue o fogo quando eles parecerem fritos, mas não morenos. Espere amornar e passe por um coador de papel diretamente no recipiente de vidro onde irá armazenar.


Como usar o ghee 


A medicina Ayurveda usa o ghee na cura de inúmeros males, basta uma busca rápida pela internet para conhecer esses usos. Eu, no entanto, uso para fazer meu omelete ou fritar os ovos no café da manhã, para refogar alho e cebola nos cozidos, e, na falta da banha de porco da roça, até para untar a chapa onde preparo meu bife ou hambúrguer caseiro (receita em breve). Esses dias, usei para fritar uns chips de batata doce que ficaram bem sequinhos, como podem ver.
Enfim, use em todos os pratos quentes. 





Além de saudável, o sabor é aveludado, suave, com certeza vai agradar seu paladar.



Mas, para quem não tem acesso à manteiga caseira ou não gosta de culinária, pode comprar o ghee já pronto.

E você, já usa o ghee? Ou ficou com vontade de experimentar?

Deixe seu comentário!


Beijos e abraços






2 comentários:

  1. Oi Tania ... saudades dos seus posts, bom que voltou !!!
    Adorei a dica, essa semana mesmo assisti a Bela da Bela Cozinha falar sobre o ghee ... vou testar !!!
    Bju querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly, bom vê-la por aqui. Fico À disposição pra tirar qualquer dúvida quando for fazer. Mas verá como é fácil e rápido. Obrigada pela visita. beijos

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim