Tenho motivos para comemorar: consegui ler um livro todinho, de fio a pavio (essa é velha), em poucos dias.
Quem já passou pela depressão, sabe que ela nos rouba o prazer daquilo que nos é mais caro. E a leitura representou, desde a mais tenra infância, uma de minhas maiores alegrias.
Cresci em uma cidadezinha do interior, onde, na época de minha infância, não havia nem pré-escola. Morria de vontade de aprender a ler e escrever.Minha irmã, dois anos mais velha que eu, entrou no primeiro ano do Primário e quase enlouqueci a pobre. Ela mal chegava da escola e lá ia eu insistir para brincar de escolinha.
O resultado disso é que, aos cinco anos aprendi a ler e passei a devorar toda palavra escrita que surgisse à minha frente. Sempre brinco que lia até bula de remédio, mas não é mentira, não.
Já adulta e cheia de afazeres, sonhava com o dia em que poderia ler por quantas horas desejasse. Então chegou a depressão e me roubou esse prazer. Por muito tempo, marido lia para mim, mas chegou uma hora, que nem isso me interessava mais
Marido comprou o livro outro dia, leu e gostou muito. Até andou lendo algumas frases para me instigar, como sempre faz. Interessei-me um pouco e, depois que ele terminou, peguei o livro para dar uma olhadinha. Confesso que pensei que não passaria da primeira página, como tem acontecido com muita frequência nos últimos anos.
Já estava lá pela vigésima página quando me dei conta de que estava muito bom. Sabe quando desce redondo?
Escrito em forma de reportagem, contendo, inclusive, muitas falas de Marina entre outros personagens , o livro me pegou por vários motivos.
Qualquer observação que eu faça aqui poderá soar como campanha política, dado a personagem ser candidata à Presidência da República. O mais interessante é que não é isso. Sou uma completa alienada (vergonha), não sei nada de política, não gosto dos políticos, aliás, fujo do assunto sempre que posso (e que não posso também).
Não poderia me furtar a deixar para vocês essa indicação de leitura. O livro está muito bem escrito e relata a história de uma personagem absolutamente cativante e inspiradora.
A maior importância da obra para mim?
Marca o fim de meu exílio literário. Agora, sinto-me sedenta de novos títulos para continuar a ler.
Você tem alguma sugestão de leitura?
Oi Tania!
ResponderExcluirSei muito bem do que você esta falando. Estou aqui passando por mais uma depressão...
Comecei a ler o Comer, Rezar e Amar em julho e parei...
Só tenho conseguido ler revista e mesmo assim a reportagem tem que ser muito da boa...
Estou cheia de livros aqui eesperando a hora que eu conseguirei ler.
Minha sugestão é o Comer, Rezar e Amar.
Muito bom, pelo menos eu estava conseguindo ler bem...
Um beijo!
Que legal Tania, você achou a inspiração. Olha não tenho depressão, mas também passei um grande período sem consegui me concentrar na leitura de um livro.E era uma leitora voraz. Mas a chegada da Valentine, os problemas, as mudanças na minha vida, sei lá.Mudaram isto, até que minha filha Bruna, que lê um livro por dia, me trouxe o Doidas e santas, da Marta Medeiros, e sabe que adorei. É uma boa dica, acho que vai gostar. Bjs
ResponderExcluirQue delicia amiga, sou apaixonada por leitura, já meu problema é pra falta de tempo, que tipo de livros vc gosta? tenho vários que posso te indicar.
ResponderExcluirBeijos
Olá Tania
ResponderExcluirMuito bom que vc voltou a gostar de ler...prá mim uma das melhores coisas é pegar um bom livro e esquecer as agruuras da vida ( essa também é velha).
Bj e fica com Deus
Nilda
Oi Tania, esse livro parece ser bem legal mesmo.
ResponderExcluirQue bom que vc está consegindo ler novamente.
Estou lendo o caçador de pipas, parece ser bem legal.
Beijos
sewi que soa como propaganda, mas realmente a vida da marina e interessante
ResponderExcluireu pesquisei a vida de tds os candidatos a presidencia e achei a dela mt interessante, pelo menos sem mts podres
sei como se sente em relação a leitura, eu tb to assim.
so desencantei qd comecei a ler um e-book, mas meu monitor deu problema e o que to usando nao ajuda mt na hora de ler no pc
ja leu a biografia do renato russo? é linda tb
bjs
maravilha!!! Voltar a sentir prazer em ler é voltar a sentir as boas coisas da vida.
ResponderExcluirBjs
Ai que maravilha Tania!!! Que bom que vc voutou a ler!!! Festa... agora queria só ver vc no "O que elas estão lendo!" dizendo que ler é fashion!!!
ResponderExcluirFesta!!!!
oi miga- coisa boa ler isto que você conseguiu ler um livro inteirinho- eu acabei de ler o saramago - não sei se faz teu genero- mas que mais me cativou e eu não consigo parar de ler- dewey o gato da biblioteca- foi minha filha que comprou pra ela- mas eu não posso ver um livro que começo a ler- e este eu não consegui parar- não é um livro chato que fala só do gato fofo, lindo, que qeu queria pra mi, é a história da bibliotecária também super envolvente - recomendo- ainda mais para quem tem gatos e os entende- e sabe das suas maniazinhas
ResponderExcluirbjs
lú
gostei, muito interessante o conteudo do seu blog!!!
ResponderExcluirOi querida , já algum tempo acompanho seu blog acho fantastico, tbem já passei por esse mal "depressão" mas consegui vencer ...hoje estou curada , Graças a Deus !
ResponderExcluirQuero te indicar um livro maravilhoso que é " melhor que comprar sapatos " isso mesmo é esse o nome do livro ...acho que toda mulher devia ler esse livro um dia na vida . bjs
Tania, que bom vc ter recuperado o prazer de ler, acho que ler é a melhor viagem que a gente pode fazer sem sair do lugar , não tenho lido o tanto que gostaria (falta tempo) , gostas de suspense/emoções? leia os livros de Dan Brown - Fortaleza Digital/ Ponto de Impacto/ O Código Da Vinci - li os 03 e posso garantir que vc não vai ter vontade de soltar o livro enquanto não terminar ...
ResponderExcluirBjs
Tô gostando das dicas e nem sei que estilo gosto, tem que me cativar, só isso!
ResponderExcluirObrigada, gente!
bjos
Que bom! Fico muito feliz em ver que você venceu esta etapa!
ResponderExcluirParabéns, querida!
Bjocas,
Ale
Olá querida. Sou uma eterna amante e defensora dos livros...se algum dia ganahr na Mega-sena, meu primeiro ato de consumo será uma biblioteca gigante, por isso, não posso ser a pessoa mais certa a te indicar títulos, sou suspeita.
ResponderExcluirMas posso dizer que livros com crônicas curtas são um ótimo incentivo para quem está retornando. no momento estou lendo "Chics", de Gloria khalil.
É um guia sobre o que significa ser educado, discreto, elegante e cortês nos dias atuais, nos mais diversos tipos de situações e locais; trabalho,trânsito, elevador, clube, ambiente escolar, condomínio. Comemorações em restaurantes, grandes eventos, ceremoniais. Não é fútil, como preconceituiosamente imaginei em princípio. Utilidade pública e urgente pra muita gente. Um beijo e parabéns. Mais um desafio vencido.