Páginas

domingo, 4 de julho de 2010

VISITANDO A MEGA ARTESANAL

Yes!
Ontem foi dia da maratona para conhecer a maior feira de arte e artesanato do Brasil: a Mega artesanal, que acontece todos os anos em São Paulo. Com moro no interior do Estado,  fui numa excursão organizada por um grupo de artesãs de minha cidade. Quem me convidou e foi minha companheira de andanças pela feira, foi minha amiga Lenita do blog Cantinho da Lê. Não fosse por ela, nem sei se teria enfrentado a muvuca. Dá só uma olhada na pequena fila entrando no Centro de Exposições Imigrantes



As impressões que tive da feira:
Uma grande parcela do público visitante me pareceu ser de pessoas acima de 40 anos, sendo muitos idosos e quase que só mulherada. Adoraria saber o número de visitantes, pois tinha muita gente, mesmo. Era fila para tudo, inclusive para entrar nos stands de algumas empresas mais conhecidas como Pincéis Tigre e Casa da Arte. E eu, que detesto filas e aglomeração de pessoas, na única tentativa que fiz, não consegui ficar dentro do stand cercado por vidros, fiquei claustrofóbica e saí de lá sem comprar nada.
Gostei de ver os stands da indústria, onde exibiam máquinas de cortar MDF a laser, não lembrei de fotografar. As máquinas de costura e de bordar me deixaram maluca e saí correndo de lá, antes de cometer qualquer loucura financeira da qual me arrependesse depois.
Os ícones dos programas de artesanato estavam presentes, e o stand do Peter Paiva parecia o programa da Xuxa de tão colorido, todos fantasiados, musiquinha animada e o próprio estava lá dando autógrafos e fotografando ao lado das fãs que compunham uma fila enorme. Lá dentro, cruzei com o Marcelo Darghan, mas ele não me reconheceu (dã-ã?!)
Olha aí o galã autografando e minha amiga Lenita na porta do Fantástico mundo do moço.


Nos stands do comércio, era possível participar de cursos gratuitos em infinitas técnicas, desde que você adquirisse o kit com os materiais a serem utilizados. Em alguns bastava ficar esperando na fila até a hora do curso. Eu disse que não perderia tempo com isso, mas não resisti quando vi um curso de ponto russo, coisa que desejava aprender há séculos. Vou preparar um post só sobre essa técnica de bordado e mostrar meu trabalho. 
Além disso, em quase todos os stands aconteciam demonstrações de como utilizar os novos produtos para facilitar a vida dos artesãos profissionais e aí ficava aquela aglomeração de gente. Se você não conseguisse se aproximar, era só olhar para uma das centenas de telas apresentando passo-a-passo em vídeo da técnica que você pudesse imaginar. Difícil era manter o foco.






Fiz essa foto num trecho tranquilo, só para mostrar as telas em cada stand. Só desse ângulo, dá para ver três.

O que mais me atraiu foram as vitrines do comércio de materias para artesanato. Eu que tenho o maior preconteito contra caixinhas de MDF, fiquei encantada com o que é possível fazer com elas usando os materiais lançados recentemente no mercado.
Pena que, fotografando através do vidro e com o excesso de iluminação, não pude captar toda a textura e brilho que vi ao vivo. Eis algumas para inspirar











Amanhã continuo o post, porque ainda tem mais trabalhos que quero mostrar, inclusive os de um artesão que faz um trabalho divino com reciclagem. Tem também as comprinhas que fiz por lá. Mostro tudo amanhã!
Beijocas




19 comentários:

  1. Amiga, que ânimo para enfrentar essa fila, hein?! rsrsrs
    Sò com uma companhia mesmo para enfrentar a muvuca. Parabéns pela paciência.
    Bjão e um começo de semana super iluminado :)

    ResponderExcluir
  2. Tânia,

    Que programação. Imagino a sensação de ver tudo ao mesmo tempo, querer participar e aprender, nossa!
    Adorei as caixas de mdf.
    Vou ficar aguardando novos posts.
    Beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
  3. Menina, minha sogra foi nessa feira e disse que era tudo mesmo muito lindo. posta tudo o que puder, que eu tô adorando!
    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tânia,
    Eu fui no dia primeiro, e se tivesse que descrever, poderia tranquilamente fazer minhas, as suas palavras, rsrsr.
    Se tem uma coisa que eu não faço de jeito nenhum, é perder meu tempo numa fila de loja. Acho o cúmulo pegar fila prá gastar meu dinheirinho! Eles é que tem que me convecer, kkkkk
    Andei igual notícia ruim nesse dia. Cheguei só o pó, desidratada e faminta. Mas o artesanato corre mais do que o sangue, nas minhas veias, então te digo, se Deus quiser no ano que vem eu estarei lá, rsrsrs
    Beijinhos e boa semana
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Eu de novo!
    Posso te fazer uma pergunta? Sua cachorrinha tem esse nome por causa da personagem do seriado Friends?
    Ela até parece, rsrsrsrs Muito fofa!!!!!!!
    Bjs
    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Amiga sei que a mega é o sonho de toda artesã massssss eu, como vc, nao suporto aglomeração nao sei se iria..Mas o post ficou muito legal e deu pra olhar um pouquinho das artes de..Aguardo o prox...bjs e obrigada por compartilhar conosco sua visita ..

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu blog. Realmente, enfrentar5 uma feira dessas, entrar no quarto dos filhos para fazer arrumação, tudo sem medicação, é coisa para poucas mulheres (heheheh). Muito legal como escreve, bem alto astral. Adorei tudo. Maria Clara

    ResponderExcluir
  8. OI, Tânia querida !!
    menina, acho que ia ficar doidinha numa feira dessas....deve ser um sonho visitar uma, tirando, claro, as filas, que isso, ninguém merece, né?
    Mas, mostra tudo pra gente,tá? Vou ficar esperando!!
    Obrigada pela visita lá no blog e pela dica da cola!
    Beijo e uma ótima semana !
    Helana Garcia
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Tânia,
    Eu fui hoje lá, cada coisa uma mais linda que a outra...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Tania, a feira é uma loucura, mas é muito boa,moro perto,mas esse ano e prometi que não iria, assim guardo forças e "dinheiro" para as feiras de paisagismo e jardinagem....rs
    beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Menina.. que loucura...
    Maridex diz que se eu for numa dessas ele d vai ter que da parte por desaparecimento.....kkkk.
    Quero ver quem me segura.....
    vou ter que dar lequisotan por filhotes....kkkkkkkk
    Brincadeira......
    Adorei sua visita e seu carinho comigo...
    Espero que apareça sempre...
    Beijokas.................
    Posta tudo eu quero ver...
    ja que ñ posso ir.. Morro muito longe.....

    ResponderExcluir
  12. Eu ficaria doidinha se eu fosse hehehehe
    Bom, mas vou ficar aqui lendo os teus relatos e me imaginando no meio dessa muvuca hehehehe
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  13. Ai Tania, tenho tanta vontade de visitar a mega, só que moro muito longe, fico acompanhando pelos programas de artesanato da tv!rs
    bjs....

    ResponderExcluir
  14. Nossa que oportunidade, adoraria ir.
    bj

    ResponderExcluir
  15. Como eu não vou nesta feira, vou me contentar visitando os blogs de quem foi.
    Gostaria mto de ir, mas como vc diz é uma muvuca...já fui em bienal do livro e me decepcionei um pouco, por causa da aglomeração.
    Mas um dia ainda quero ver tudo ao vivo e a cores,rsrs.

    Bjs♥

    ResponderExcluir
  16. oi miga- até tu? vocês querem mimata - eu adoro uma feira - imagina esta? eu iria todos os dias, é de enlouquecer- eu já fico feliz da vida com o expominas de BH - vou todos os dias, tem oficinas aravilhosas gratuitas- tô lá né- já qe vc vão na mega e nem me convidam, me pagam passagem ..
    adorei os artesanatos lá - o qe tu comprou?mostra
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Estar na Mega artesanal... imagino ser um sonho de muitas logueiras. Particularmente, adorar!
    Tenho vontade ver e aprender de tudo. Quem sabe no prócimo ano... quem sabe?

    Fotos lindíssimas! Obrigada por nos colocar à par de um evento tão importante através de suas fotos.

    Depois quero ver mais...
    Bjs: Tia Nem

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim