Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A obra e comidinhas

Olá, gente boa! A obra no atelier vai de vento em popa e já não tem nenhum músculo do corpo que não esteja em frangalhos, mas tudo bem. Os resultados já estão aparecendo.
Marido pregou o forro de cedrinho e pintamos com tinta esmalte à base d'água branca.


Pintamos as paredes de branco. Elas  eram de uma cor creme e estavam muito sujas.
Essa porta sanfonada, divide o lavabo do atelier



Esses furos aí na parede são dos trilhos para prateleiras, nem tirei, porque vou aproveitar as mesmas, só estou pintando os trilhos e suportes, que eram pretos. Vão ficar branquinhos para não destacarem na parede, mas, as tábuas que eram usadas como prateleiras, são todas de reaproveitamento e estou tentando deixá-las mais apresentáveis. Depois de prontas, eu mostro aqui.

E a parte mais difícil! O piso, que era igual a este da varanda


Como contei antes, o cômodo é bem pequenino, queria tudo clarinho para dar a sensação de espaço e também um piso mais fácil de limpar, porque esse aí é antiderrapante e só dá para varrer ou lavar, passar pano úmido, jamais.
Então compramos um piso branquinho e uma massa própria para colocar piso sobre piso e lá fomos nós. Mas havia um problema: como cortar o piso para fazer as bordas? A querida Cacau Jafet me deu a dica das ferramentas, mas não quis fazer esse investimento, afinal, não pretendo me especializar em colocação de pisos. A solução que encontrei foi fazer um mosaico de caquinhos onde não cabe uma peça inteira.


Ainda não passei o rejunte, mas tinha que mostrar para vocês. Esse lavabo é tão minúsculo e, por isso mesmo, deu um trabalhão! No atelier, só vou precisar fazer uma faixa de mosaico na borda e nas portas. 
Hoje não tive coragem de mexer com isso, porque amanheceu ainda mais frio e não dava para trabalhar ajoelhada no chão.
Então terminei de pintar esse armário, que ficava lá no antigo entulier. Ele era cinza escritório e pintei de branco para trazê-lo para a sala, porque marido precisa de mais espaço para acondicionar sua coleção de HQ e ele ocupava muito espaço no atelier. Ainda não sei se vou deixá-lo todo branco ou se dou um toque de azul com tinta ou adesivo. Aceito sugestões.


Os furinhos na parede acima dele serão tapados. Cada vez que mexo em um cômodo da casa, tenho que mexer em outros, para acomodar o que sobrou. Agora os quadros que estavam nessa parede serão realocados.
No feriado e final de semana, trabalhei tanto que acabei até doente! Queria aproveitar que marido estava em casa para pegar no pesado. No caso do piso, ele fica preparando as porções de massa e eu vou assentando. Mas hoje estou pegando leve e aproveitei para caprichar na cozinha. Adoro cozinhar no inverno, em primeiro lugar porque adoro comer no inverno, mas, também porque fica aquele calorzinho gostoso em volta do fogão.
Hoje, fiz creme de milho com frango. Ficou demais de bom!


O primeiro passo foi levar ao fogo, na panela de pressão, dois peitos de frango cobertos com água, sal, louro, alecrim e manjericão. Pode-se refogar os pedaços de frango, mas, prefiro fazer assim e daqui a pouco digo o porque. Usei dez espigas de milho médias. Cortei os grãos e bati no liquidificador, aos poucos, com água. Passei malmente pela peneira, isso é, não fiquei espremendo muito, porque queria usar o bagaço para assar um bolo. Juntei sal e deixei esperando na caçarola. Piquei uma cebola pequena em pedaçinhos bem pequenos, espremi quatro dentes de alho e refoguei em óleo de canola, até dourar. Com o frango já cozido e meio frio, desmanchei-o em pedaços pequenos, não desfiei. Ao mesmo tempo preparei a massa do bolo, mas depois explico como.
Preparei um arroz branco para acompanhar e, enquanto ele cozia, levei a caçarola com o caldo do milho ao fogo baixo e fiquei mexendo com colher de pau o tempo todo, senão o amido do milho se acumula no fundo e empelota. Bom que o forno estava ligado, assando o bolo e eu fiquei me aquecendo.
Quando abriu fervura, mexendo sempre, deu para perceber que ia ficar muito grosso, então, fui juntando um pouco de água quente. Juntei os pedaços do frango e a refoga e acertei o sal. Ia colocar cheiro verde, mas, quando provei, notei que estava tão delicioso, que não pedia mais nada.
Levei à mesa e marido nem quis o arroz, a coisa ficou boa mesmo!
Essa quantidade rende bem. Aquele da foto é o que sobrou do almoço e vai ser requentado na janta, porque o pessoal aqui me mata se fizer pouco, à tarde vão querer repetir a dose!
Enquanto isso, fiz esse bolo de milho


Ficou uma delícia, bem molhadinho
Como fiz:
Usei o bagaço que sobrou depois de fazer o creme acima, juntei três ovos inteiros, dois terços de xícara de óleo de canola, três quartos de xícara de leite, duas xícaras de açúcar e uma xícara de farinha trigo e uma colher de sopa rasa de fermento em pó. Como estava fazendo o almoço, nem usei batedeira, bati à mão mesmo e levei ao forno. Ficou bem cremoso e foi no "olho", mesmo.
Ah, sobre o frango que cozinhei na pressão, não usei toda a carne no creme, deixei uns dois terços de um peito junto com o caldo. Depois de frio, levei ao freezer e vou usar para fazer uma canja amanhã ou depois.
Aqui em casa, cozinho todos os dias e todas as refeições, por isso, é preciso saber aproveitar muito bem os ingredientes e meu tempo. De uma refeição, já deixo outra engatilhada!



22 comentários:

  1. Menina!! Cico encantada com sua energia!! Adoro ler seus posts, sabia?/ Me enchem de idéias.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Admiro sua pessoa, sua criatividade e entusiasmo!!! O piso ficou uma graça!!!! Parabéns!!! Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia do mosaico, acho até que vou fazer o mesmo por aqui...rs, já passei a idéia a frente,minha mãe também adorou, ficou ótimo, parabéns a vc e a seu marido.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Amiga, amei a reforma! O piso ficou lindo demais!
    E esses quitutes, hein?
    No dia qu for te visitar, quero comer! hahaha

    Beijocas minha linda!

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha essas fotos, boas para a inspiração e para a barriga, quer coisa melhor? A obra está a ficar muito linda!
    Um beijo
    Silvia

    ResponderExcluir
  6. hum me deu agua na boca..........bjinhusssss

    ResponderExcluir
  7. Noooossa, fiquei com água na boca!!!
    Adoro frango com creme de milho!!!!!
    Queria fazer esse seu bolo de milho.
    Posso usar o milho em lata para fazer?
    Se puder você me diz a quantidade?

    Beijocas para vc e para o Félix!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Tânia ...
    Vc tem cada idéia legal ... a gente fica com vontade de fazer tb !!! Bjusss e sdds de vc ...

    ResponderExcluir
  9. Tania,

    Que aventura! Está ficando lindo seu ateliê. O branco dá um charme todo especial.
    E que idéia jóia do mosaico. Destacou no branco e quem olhar não vai saber que foi uma situação de remediação. Criatividade é tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Tânia!Menina,o piso ficou lindo!!!!!Adorei esta sua ideia, ficou moderno e prático.Parabéns!
    bjossssss

    ResponderExcluir
  11. Oi Tania querida! Vai ficar lindo seu atelier e para armário acho que um adesivo ficaria legal! Vc mora em itapetininga? Meus pais moram em São Miguel Arcanjo, fiz o colegial aí. Gde beijo e boa semana
    Cynthia

    ResponderExcluir
  12. Amiga, vc está demais heim??? Agora que eu acho que vou te contratar para fazer umas coisinhas aqui em minha casa eu vou, viu? Tá se superando!!! E ainda, mesmo com os músculos em frangalhos, consegue ir pra cozinha fazer delicinhas!!!
    Parabéns, minha querida!
    Adoro ver toda essa energia borbulhante!!!
    Beijos doces em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  13. kkkkkk......muuuito boa a idéia dos mosaicos, adorei! Muito criaticva, eu jamais ia pensar nisso, já ia me desesperar e chamar alguém para fazer o trabalho.
    E que delha esse creme de milho heim?! hummm......
    Minha sogra faz com milho em lata, e já é uma delicia, imagina de milho de espiga ai ai ai
    Tania, você passou lá no blog e não participou da promo, tô sortiando uma cesta com produtos do Aroma Ingá, corre até dia 11 de julho.

    Bjinhussss

    ResponderExcluir
  14. Hum deliciaaa fiquei com água na boca

    ResponderExcluir
  15. Tania imagino o trabalhão que deve ser, mas compensa depois de pronto. Pelo jeito vai ficar muito fofo. Hum esta comidinha tá com uma cara boooa.Bjs

    ResponderExcluir
  16. Mulher quanta energia????Bom seu atelie ta ficando um mimo só..
    As comidas são pra nos deixar com muita agua na boca e nos encorajar pra fazermos tbm..Obrigada amiga por compartilhar suas aventuras, adoro seu blog..bjs e boa semana...

    ResponderExcluir
  17. Tâniaaa!
    Ficou ótimo o lavabo..vc teve uma grande idéia. Parabéns!
    Estou te seguindo..quero ver toda a reforma pronta.
    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  18. Tânia, tô cansada por você, mas valeu a pena, nê? Adorei a solução para as bordas do piso, mega criatividade sua. Agora esse creme de milho deu água na boca.
    Beijocas no seu ♥.

    ResponderExcluir
  19. Também nê linda...voçê não e mole não...faz dez coisas ao mesmo tempo....vai ficar lindooo o atêlier,amei a idéia das pastilhas com caquinhos,eu deixaria o armário branco,acho bem melhor,senão chama a atenção demais e ai tem que estar novinhao e combinar com a decoração,e que comidinha...hummmmm...voçê e demais..
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  20. Esse post tá bombando, hein menina? Não é pra menos... reforma e receita! Adoro mosaico, fizemos um aqui na cobertura da casinha do gás. Fizemos, não, só cortamos os caquinhos com a máquina do pedreiro e depois mandamos ele assentar. Mas ficou legal, combinando com o piso do quintal. Seu lavabo não é nada minúsculo, dá pra pôr muita coisa bacana nele ainda, como prateleirinhas com enfeites e quadrinhos, só uma sugestão... Sua cozinha mostra ser espaçosa e iluminada, então cozinhar deve ser uma experiência bem agradável, e você caprichou nesses pratos! Eu adoro milho e já estou anotando tudo para botar em prática logo logo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Tania, eu preocupada com minha festa de (15 anos) rsrsrsrsrsrsrsrsr e vc aqui trabalhando muito também!!!!!!!

    E está ficando bonito!!!!! Quanta energia, amiga!!!!

    Obrigada mesmo cansada, ter participado do meu níver, kkkkk.
    Bjs: Tia Ném.

    ResponderExcluir
  22. Legal teu blog combina com vç.parabéns.1ªvez que faço um comrntário que bom né

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim