Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Lasanha de domingo

Não gosto muito de passar receitas de comida. Por quê?
Porque a culinária decididamente não é uma ciência exata. Outro dia ensinei a guacamole, que não passa de uma misturinha fria, nada elaborado. Mas uma lasanha envolve alguma química mais elaborada.
Quando comecei minha vida de cheff de minha própria cousine há mais de vinte anos, cometi erros terríveis por conta de receitas mal explicadas. Pensava-me cozinheira porque mamãe havia me ensinado a cozinhar o trivial arroz-com-feijão de cada dia, mas, ao tentar minha primeira torta de frango, coloquei frango crú no recheio e tive que jogar tudo fora chorando. Em momento algum na receita disseram pra cozinhar o bendito frango!
Por isso, o que pretendo fazer aqui, será um relato de como preparo a lasanha que vou chamar de lasanha à minha moda, porque, após provar os mais diferentes tipos, essa é a que mais agrada ao meu paladar.Porque, antes de mais ninguém, quem tem que apreciar o que cozinho sou eu. E todos que  comem se lambuzam. Essa quantidade serve, tranquilamente 8 pessoas. À ela então:
O que eu usei:
2 embalagens de massa para lasanha pre-cozida petybon (após tentar inúmeras marcas)
Minha lasanha não fica com essa aparência da embalagem, já vou avisando, porque detesto lasanha enxuta, pra mim tem que ser suculenta.
1 l de leite
2 latas de salsaretti (odeio usar molho pronto, mas marido revirou a cidade e não encontrou tomates maduros), senão, seriam uns doze tomates médios, que tomate grande é muito ácido pra molho.
1/2 kg de presunto sadia fatiado
1/2 kg de mussarela fatiada
azeite de oliva extra virgem
alho
cebola
noz moscada
sal
1 c sobremesa de margarina
2 c sopa de farinha de trigo
50g parmesão ralado
folhas de manjericão 

Como eu fiz:

Misturei o leite, quatro dedos de sal (punhadinho), um pouco de noz moscada ralada na hora,  margarina e  parmesão ralado e levei ao fogo. Deixei mais ou menos 1 x do leite para dissolver a farinha de trigo.

 Quando o leite começou a ferver, abaixei o fogo e juntei, aos poucos e mexendo com a colher de pau, o leite com a farinha bem dissolvida. Cozinhei em fogo médio, mexendo sem parar por 5 min. 

Na frigideira grande, aqueci azeite suficiente para forrar todo o fundo dela.

 Quando começou a exalar o perfume, espremi com o espremedor de alho 5 dentes médios de alho e fui mexendo até dourar bem. Então juntei 1 cebola média picadinha e fui dourando para depois juntar o molho de tomates e corrigir o sal

Deixei cozinhar bem juntando um pouco de água para que ficasse um molho fino.

No refratário grande, fui montando a lasanha enquanto o forno aquecia. 

Passei molho no fundo e fui alternando camadas de massa, mussarela, presunto, molho branco e vermelho até finalizar com a mussarela. Cobri com o papel alumínio (a parte brilhante para dentro), prendendo bem as pontas e levei ao forno médio-baixo por 35 min, tirei o papel alumínio, aumentei a temperatura e deixei mais 5min.

Joguei o manjericão rasgado miudinho e servi.

No prato fica desmanchando, se esperar um pouco, ela fica mais firme, mas, quem pode esperar com esse cheirinho de fome no ar?


Manja que te fá bene!!!
 (Nunca aprendi a escrever em italiano, só conheço as expressões mais comuns que meus pais gostavam de repetir, inclusive os xingamentos).


8 comentários:

  1. Isso é crime!!!!!! Eu queroooooo!!!!
    Delícia!!
    Copiei essa receita, domingo que vem eu tento..rss
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. kkkk.... você é engraçada quando fala de ti... adorei a receita e tbém vou fazer... bjs e obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  3. Tania amiga, que coisa é essa menina??? Adoro massas, sou louca por lasanha e essa sua ta com uma cara ótima, quer dizer, estava né, porque essa hora duvido que tenha um único pedacinho rsrsrs............
    Sobre a mandala que você me perguntou, na foto as bolinhas estão unidas por uma tira de jornal (não canudo, tira) dobrada ao meio fininha e passada pelas bolinhas como se tivesse segurando, é para dar mais firmeza a peça. Mas eu fiz sem essas tirinhas, fiz todas as bolinhas e usei a cola quente para uni-las, fica uma peça mais delicada, mas vc coloca ela na parede e pronto, não fica mechendo né?! E a cliente colou na parede com fita dupla face. Ficou ótima! Faça sim, vc vai gostar muito da peça. Ah, eu pintei ela de laranja ficou bem chamativa rsrs...
    Bjinhusss e seja sempre bem vinda!!!

    ResponderExcluir
  4. AI q desespero de delicioso, melhor do q a embalagem... bjs

    ResponderExcluir
  5. Engordei 3 kilos so de olhar.....hummmmmm e de comer e comer e comer......
    Mas por falar nisto...o que voçê não sabe fazer?
    Adorei a materia de ontem,sobre o colchão,mas não consegui mandar meu comentario,as vezes não entra.Ficou muito bom....profissional mesmo,adorei.
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  6. J'ai appris des choses interessantes grace a vous, et vous m'avez aide a resoudre un probleme, merci.

    - Daniel

    ResponderExcluir
  7. thanks for posting this.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a receita, mas o que mais gostei foi qd abri o blog e ver um quadrinho da gataria da vila e o incentivo a adoção de animais, adorei, parabéns

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim