Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Coleções de nostalgia

foto daqui
Minha mãe costurava bastante. Fosse para a família, alguma encomenda ou para a casa. 
Seu cantinho de costura era simples, mas me encantava. Minha brincadeira preferida era vasculhar suas gavetas com o pretexto de arrumá-las, para poder manusear aquele tesouro de tecidos que ela guardava ali.

E tinha a caixinha dos botões, não como esses que estão disponíveis hoje, nos mais diferentes formatos. Eram botões para usar nas roupas que ela fazia, em diversas cores, tamanhos, transparências .Sempre sobravam um ou dois e lá iam para a caixinha, um bauzinho de madeira com dobradiças em couro e um adesivo de flor na tampa. Acho ela não entenderia se eu dissesse que quero aquela caixinha de herança. 

E tinha o saco de retalhos. Quando mamãe resolvia confeccionar um tapetinho, despejava tudo no chão e eu nadava naquele mar colorido e macio, buscando os retalhinhos perfeitos.
Naquele tempo, usava-se vestidos cheios de detalhes, e a casa era enfeitada com tapetinhos de retalhos.

Mas houve um hiato muito grande entre aqueles dias e hoje. Durante anos voltei frustrada das lojas de tecidos, por não encontrar variedade deles.Sorte que o patchwork está na moda e devolveu o colorido às prateleiras das lojas e à minha vida.
Hoje sai a procurar algumas coisinhas que precisava para acabar uns projetos e dei uma passada na loja pra ver se encontrava algum tecidinho. Como sempre, acabei trazendo mais do que planejara.


Algum já tem destino certo, mas, a maioria é só pra colecionar, mesmo. Depois, quando resolver costurar alguma coisa, é só escolher.


Alguns botões novos pra coleção.

Ai, ai hoje estou nostálgica.

5 comentários:

  1. O Tania! Meu avó materno era alfaiate, não o conheci, morreu quando era ainda bebê. Mas minha tia (irmã da minha mãe) era uma grande costureira, então acho que o sangue de costureira/alfaiate corre pelas minhas veias, pq desde que comprei a minha máquina de costura não consigo largar!! Acho que é amor! heheheh
    E eu tb adorava o tempo em que as mulheres andavam mais de vestido, eram tão lindo!!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  2. Menina,começei a ler seu relato e cheguei a me transportar para sua infância com sua mãe......que carinhoso,que memorias mais cheias de amor.....e isso o que importa...bons pensamentos,saudades de coisas positivas.....
    Beijos
    Deusa
    http;//vasinhoscoloridos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi amiga! ai ai que me bateu uma nostalgia tb! a minha mãe era costureira e das boas - todos do bairro só queriam ela- então imagina como era minha casa igualziha a tua - -tenho fotos de roupas que era tudo de restos que dava pra fazer vestido e a mulherada dava prá miha mãe , e tinha tapete de restinhos , toalhinhas..ela fazia patch e nem sabia ! eu me lembro até hoje mas o quartinho dela de costura tinha cheirinho ! depois ela começou a fazer tricô prá fora de tanto verem minha irmã e eu com maravilhosos casacos ela começou a fazer prá fora, dar aula - então tinha tb as cobertas de quadradinhos tudo com restos de lã! e lá o sul tinha trabalho até eu e minha irmã fizemos muitos (dindin) (oh ela estava na moda e nem sabia) naquele tempo era coisa de pobre não é? agora viva o patch
    adorei tuas comprinhas vou postar os meus tecidinhos! e os teus botões -lindos quero ver o que vai sair!
    eu estou procurando o link ainda!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Lú, mostra então suas costurinhas pra nós.
    Lú Klein, lembranças gostosas, né, quero ver seus tecidinhos tbém.
    Deusa, é isso mesmo, as coisas ruins a gente esquece, vamor guardar só o melhor da nossa vida inteira.
    Bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim