Páginas

Mostrando postagens com marcador reciclagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador reciclagem. Mostrar todas as postagens

domingo, 22 de dezembro de 2013

Dicas de presentes e embalagens de última hora - Natal

Todo mundo se preparando para as festas, muita correria né?
Então, passei rapidinho pra compartilhar umas dicas simples e muito úteis nesses dias.
Quer fazer umas lembrancinhas carinhosas pras amigas ou amigos? Tem uns tecidinhos bonitos aí? 
Pois bem, você pode confeccionar esses marcadores de livros, ou marca-páginas, como preferir.
Quem não gosta de receber um mimo feito à mão? 
Basta cortar duas faixas de tecido de 3 a 4cm de largura e medir a altura de um livro mediano, costurar juntas pelo avesso, virar pregar uma fita ou pingente, ou outro enfeite que desejar, costurar a borda e está feito. Mas se preferir pode costurar pelo direito mesmo e recortar as bordas com tesoura de picotar para dar acabamento. 
Dois dos meus, porque os outros já estão embalados.


A outra dica é sobre como embalar em casa os presentinhos que você confeccionou
É a oportunidade de reciclar caixas , sacos de papel e sacolinhas de lojas.
Vem comigo: da esquerda para a direita, começando por trás.
Na sacolinha charmosa, aproveitei o símbolo da loja, colei um botão em formato de estrela e um pedaço de juta escondeu os dados da loja. O passarinho foi recortado de um livro antigo (ruim que só, não precisa ter dó, comprei no sebo pra fazer artes), olho de lantejoula.
A caixinha de suco foi  encapada com retalhos de papel de presente, furinhos na parte superior, passei o fio de sisal e arrematei com lacinho, se aumentar a foto, vai ver o detalhe: botão boneco de neve.
O saco de papel craft, também de loja, foi só dobrar a borda e colar com durex e na frente colei esse amarradinho de renda e pedaços de canela.
A caixinha da frente, encapada com papel de presente foi reciclagem de caixa de sabão em pó. Abri a caixa, cortei pra ficar menor, dobrei e colei, encapando por último. Em cima, detalhe de fio de juta e uns botõezinhos decorativos.
A última caixa foi feita usando o mesmo processo da anterior, mas com caixa de sucrilhos, que dobrei ao contrário, para que o avesso dela ficasse visível e com  essa aparência rústica. Incrementei com renda e laço de juta arrematando com botão.
Usei os materiais que tinha aqui, colando, ora com cola branca, ora com cola quente. 



Não vejo a hora de distribuir os presentes!

Se eu não voltar antes, Boas Festas, Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e paz!!!!

sábado, 14 de dezembro de 2013

Faça você mesma garrafas azuis passo-a-passo

Ando vendo muitos pins maravilhosos com garrafas azuis e fico babando, desejando usá-las em casa. Aliás, o Pinterest se tornou minha nova fonte de inspiração.

Veja como são sedutoras


Andei pesquisando e encontrei vários tutoriais em inglês em que as blogueiras usaram corante alimentício e Elmer's glue, uma cola branca que parece ter quase a mesma composição da nossa cola Cascorez. 
Enfim, tentei fazer os meus com nossa velha cola universal para artesanato e algumas gotas de corante azul para bolo. 
ATENÇÃO : antes de pintar, lave muito bem as garrafas com detergente, deixe secar e passe álcool para retirar a gordura. Tenha o cuidado de segurar por dentro para não transferir a oleosidade da pele para o vidro. As minhas, pintei por fora, mas, há quem despeje a mistura por dentro. As garrafas receberam duas demãos da mistura, deixando secar entre uma demão e outra. 
O vidro menor também recebeu duas demãos, mas sequei no forno entre uma demão e outra. Ficou mais transparente e uniforme, mas nenhum deles ficou com aquele aspecto embaçado, de vidros do mar. Espalhei com pincel, primeiro na vertical, deixei secar e pincelei na horizontal. Talvez com mais demãos eles fiquem embaçados, se você já fez, me conta!

Os meus


Você pode fazer como eu fiz, decorando com sisal, areia e conchinhas do mar. Fixe com cola quente.


Agora que descobri essa técnica, com certeza vou brincar com outros vidros transparentes e encher a casa de vidros azuis. E você, já conhecia essa técnica? Se gostou, comenta ai!


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Como decorar a casa para o Natal gastando quase nada

Oi gente!
Hora de enfeitar a casa para esperar o Natal!!!

Tenho aqui uma caixa cheia de enfeites de natais passados. Cansada do tradicional, queria uma decoração mais personalizada, um Natal mais do meu jeito e, ao mesmo tempo, sem consumismo desnecessário.

Resolvi usar uns galhos secos que tinha aqui, ao natural mesmo, porque me agrada sua cor esbranquiçada. Lembrei desses enfeitinhos que comprei uma vez, pensando em fazer um pendente. Prendi com arame de bijuteria que também tinha por aqui.


Aproveitei o arame , escrevi Feliz Natal  e prendi tudo na "árvore"


Queria fazer um arranjo com velas para acender na Noite Feliz. Peguei umas garrafas, vidro de conserva e taças de vidro e apliquei a técnica que aprendi no pinterest. Usei uma caixa de papelão pra não voar tinta spray pra todo lado.


Esse decascado aí faz parte da técnica, para parecer antigo mesmo. O passo-a-passo é simples. Basta diluir vinagre branco em água, meio a meio, colocar num borrifador e borrifar de leve no vidro limpo. Em seguida, pintar com tinta spray metálica, usei o cromado. Depois, com um paninho ou papel toalha, vai desfazendo as bolhas que ficaram, pra dar esse efeito envelhecido.

Juntei todos numa bandeja e usei cola quente pra prender as velas, laço de tule para maior leveza.


Tudo envolto por pisca-pisca led azul. Até a gaiola entrou na composição!
O espelho ajuda a duplicar o efeito brilho!


Tudo em prata, branco e azul. Gostei!

Para a porta da casa, não resisti e reproduzi essa idéia que vi também no pinterest


Reciclagem de um rastelo de jardim que quebrou na base do cabo. 

Porque não aproveitar sua cor e forma de pinheiro? A cola quente resolveu a questão na hora de fixar algumas bolas vermelhas e o anjinho dourado que reaproveitei de outros anos.

Completei com um pisca de cascata na sacada que faz parte da fachada e considero pronta minha decoração de Natal

E você?
Já fez sua decoração natalina?

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Antes e depois da cadeira Thonet

Olá, gente! Fim do ano chegando e a gente querendo dar uns ares novos na decoração e arrumação da casa, não é? Mas justamente agora os compromissos profissionais aumentam também e, enfim, vamos fazendo o que dá.
 Minha linda cadeirinha Thonet andava feinha, se é que se pode ser feia com essas curvas. mas estava com aquela velha pátina branca que fiz na mesma época da cômoda que você viu a transformação aqui, agora encardida. Olha ela aí!

Antes



Depois


Lindaaa! Em turquesa
Mas note que ela ficou um tom mais claro que a cômoda, acrescentei um pouco mais de amarelo e muito mais branco à tinta da cômoda, pois queria que ficasse assim, clarinha, mas não pastel. Antes que me perguntem, sim, é tinta esmalte à base d'água.



Faz tempo que bordei essa almofadinha, embora goste dela, não estou numa fase cor-de-rosa, quero fazer uma almofada branca, cheia de frufrus pra colocar aí. Muitas ideias na cabeça, só me falta tempo!

Aproveitei pra dar um up nesse antigo porta-jóias aí no criado.
E nessa caixinha que fiz toda em reaproveitamento de uma madeira de gaveta, puxador que pertencia à cômoda antes da reforma, pezinhos de tampinhas de garrafas de água. O adorno em cima, foi de uma bijuteria.


No próximo post, vou mostrar o antes e o depois de meu quarto, que passou por outras transformações além dessas.

Não deixe de comentar!!!!!


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Uma luz sobre as lâmpadas

Uma lâmpada queimada que virou uma pera. De sisal.
O passo-a-passo?
Eis:
Pegue uma lâmpada incandescente queimada, limpe bem e encontre um gravetinho para servir de cabo, cola quente e fio de sisal.
Comece colando o cabinho e depois vá enrolando e colando o sisal, com cuidado para não se queimar. Tentei com cola branca, mas desisti, o fio de sisal fica escorregando e vira uma meleca.

O resultado:


Linda né?

Existem outras idéias legais de reciclagem dessas lâmpadas pela internet. Eu mesma já fiz um anjinho de Natal aqui. O Brasil vai proibir a venda de lâmpadas incandescentes a partir de 2016, portanto, é melhor se apressar e fazer esses projetinhos lindos usando as velhas incandescentes, com sua linda forma orgânica.



Pintadas com tinta vitral

Agora vamos falar sério. Essa proibição é um avanço, pois as lâmpadas fluorescentes são muito mais duráveis e econômicas. Até aí, tudo bem. O problema é o descarte dessas lâmpadas. Até agora, a maioria das pessoas, exceto as que vêm possibilidades em tudo, jogavam suas lâmpadas incandescentes no lixo. Mas, com as fluorescentes, tudo muda, pois elas são altamente tóxicas por conterem mercúrio em sua composição. Reutilizar, nem pensar! O simples fato de uma dessas lâmpadas se quebrar, libera o gás tóxico (para saber como proceder nesses casos, leia aqui). E muito pouco se divulga sobre o assunto, o que  preocupa porque, principalmente a população de baixa renda e menos esclarecida, fica totalmente exposta a esse perigo. Nas grandes cidades, existem postos de coleta desse material mas, e o restante do país? Eu, aqui, em minha cidade ainda não consegui descobrir como descartar as fluorescentes queimadas, mesmo porque a  Lei de Logística Reversa não é esclarecedora e praticamente não funciona.





quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Decoração reciclada - grade de metal

Na onda da reciclagem na decoração, fiz esse prazeroso projeto usando rolos de papel higiênico e papel-toalha + sobras de papelão de embalagens + moldura de tela. Usei a moldura que tinha aqui, precisei desmontar uma tela pra enviar pelo correio e sobrou a moldura. Dei uma emassada para corrigir as imperfeições, lixei, pintei e me serviu muito bem. Quanto aos rolos, preferi pintar antes de cortar e montar, já que não gosto muito  nada de usar tinta spray. Explico o porquê. Eu não sei reciclar latas de tinta spray, se alguém já fez, por favor, me explica como faz. Não posso reciclar uns rolinhos de papelão e, em troca, descartar uma lata de tinta spray, pra mim não faz sentido, ecologicamente falando.


Notem como fica bem, nesse ângulo. Já, de frente, perde-se um pouco do efeito, pois o papelão dos rolos é fino.


Por isso mesmo acho que funcionou bem nesse cantinho

Gostou?
Aprenda a fazer aqui, é fácil e gostoso de fazer!

A proposta, aqui, é simular uma grade de metal, embora existam outras maneiras de se trabalhar essa mesma técnica, criando lindas esculturas na parede, como pode-se ver pela net afora.


Comenta que eu gosto, vai !




terça-feira, 15 de outubro de 2013

Cadeiras em miniatura

Olá, você que que me visita!

Dia desses fiz esse projetinho aqui muito gostoso, inspirada no blog da querida amiga Lúcia Klein do Calma que estou com pressa , clica no link para ver o passo a passo que ela fez com muito cuidado pra nós. Reciclóloga assumida como a Lúcia, aproveitei aqueles pregadores que já estavam pedindo pra ir pro lixo. Que lixo, que nada, se transformaram em lindas cadeirinhas decorativas!



Pintei nas cores certas e foram decorar um cantinho na sala deTV


Prá quem ficou curiosa, a cor dessa parede é a que aparece na primeira foto, chama-se Fruto do calafati e é da Suvinil, se não me falha a memória, que já tem mais de dois anos que pintei. Esse lilás da segunda foto, deve-se à luz da manhã, que entra pela janela.

Agora, faz essa blogueira feliz e comenta aí, vai!!!(filhos???)



sábado, 12 de outubro de 2013

Mesinha de pneus

Faz cerca de três anos que nos mudamos e a sala de visitas seguia sem uma mesinha de centro. Explico: não queria uma mesinha comum. Como boa nova baiana, deixei o tempo correr sem me preocupar. Fazia falta mas, estava esperando a mesinha diferente surgir. Eis que, num sábado de sol, passando pelo centro, lá estava uma pilha de pneus velhos que seriam destinados a proliferar mosquitos da dengue pelos arredores da cidade. Sim, quando perguntei pra onde eles iriam, a resposta foi clara e sem cerimônia: vão jogar no mato! Oh, civilização!
Escolhi dois bem grandões porque queria uma mesa espaçosa.
Lavados por mim. Parafusados um ao outro por meu amor. Aviso: nem adianta tentar sozinha, é trabalho duro! Ele furou com broca para madeira e colocou três parafusos equidistantes fixados com porcas, fixou um compensado embaixo, também com parafusos e as rodinhas de silicone que nem apareceram na foto. A artista aqui pintou e depois foi só apoiar um espelho de 4mm em cima, como ficou firme, nem colei.

Confere aí o resultado


As cores? Branco + azul turquesa


A sala ganhou uma mesinha criativa e dois pneus ganharam um destino  mais digno.

Amei o resultado e você?

domingo, 29 de setembro de 2013

Voltei!

Eu voltei, agora pra ficar... O resto vocês já sabem.
Como passaram?

Sim, após um longo período de ausência, bateu a saudade e voltei para as deliciosas trocas com vocês. 
E, pra começar, trouxe esse vaso feito a partir da reciclagem de uma garrafa pet , dessas de refri  de dois litros.
O detalhe rendado fiz com um soldador aleatoriamente + primer + tinta esmalte base d'água . Duas mãos de cada.

Amei o resultado!




Depois me conta se gostou!
Beijo

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um jeito muito criativo de reciclar pneus

Vocês sabem que sou gamada numa reciclagem não é, gente!

E quando vi essas imagens no Cacareco, simplesmente não resisti. Tinha que registrar aqui. Quem sabe, um dia não coloco em prática? Os pneus da última troca estão guardados no sótão, esperando pelo dia que eu acordarei inspirada a ponto de arregaçar as mangas e transformá-los em algo bonito ou útil, ou útil e bonito. Penso que não deve ser mole cortar o pneu , alguém aí tem idéia de como se faz?


Esses pássaros-vasos-de-pneus são muito decorativos, não acham?

No site Recycled Criations, tem muito mais!


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Azul da cor do céu, azul da cor do mar

A Nárriman Alcure, do blog Mundo da Mima, foi uma de minhas primeiras amigas na blogosfera e uma pessoa de quem sempre lembro com carinho. Essa mulher leva jeito para decorar ambientes, tanto que vive transformando a própria casa e de toda a família, pelo jeito Além disso, ela é uma sortuda! Ganhou lá uns móveis antigos de família com muito potencial decorativo

Entre eles, esse móvel que foi o primeiro que seus pais compraram ao casarem.



Não sei o que eu tenho, gente, mas não posso ver um móvel antigo. Dá logo comichão de querer reformar. Como  esse aí não é meu, fico daqui, dando meus palpites. Então sugeri que ela pintasse de turquesa (paixão antiga).
E não é que minha amiga já estava pensando em pintar nessa cor mesmo?

E como não resisto, fui logo pesquisar para ajudá-la na visualização do resultado final. Daí trouxe aqui para compartilhar com vocês essas maravilhas, que sei que vocês gostam.

Tem essa cômoda que namoro há tempos, os detalhes em dourado enobrecem o móvel!



Ai, ai, não é a cor mais linda do mundo?

Ói que sonho!

Aqui, a pintura manchada e com uns toques de betume para escurecer os frisos, realça ainda mais a idade do móvel. Amo!


Aqui em casa, pintei duas cadeiras antiguinhas, em turquesa. Acho que todos já viram, pois elas sempre aparecem nas fotos da cozinha. Não dá pra enjoar! Veja com detalhes aqui.
Mais recentemente, pintei um quadro que fiz com reaproveitamento de madeira e uma xícara quebrada também nessa cor. Veja aqui
Sou louca alucinada por azul  em todas as suas nuances.Mas, diz aí:

Quem é que não gosta?

Se você também ama o azul, precisa conhecer o blog House of Turquoise, onde sua autora, Erin, reúne imagens de ambientes com azul em todas as tonalidades, inclusive turquesa!

Passo horas babando por lá!

Uma semana azulzinha pra todos vocês!!!!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Caixa de bijuteria reciclada - Aqui nada se perde

Oi, gente, como vão de final de semana?

Quem é que gosta de bombons aí, levanta a mão!

Acho que não sou só eu que aproveito essas caixinhas de Ferrero Rochet para guardar as bijus, né?
Elas são tão bonitinhas com esse fundo dourado e a tampa transparente deixa ver tudo sem precisar abrir. Acho que foram feitas pra isso!

Tá legal que seria melhor guardar só os anéis e brincos mais modestos, mas acabo colocando outros ítens maiores, pela praticidade de ter tudo à mão

A marca na tampa não sai mesmo, então colei uns chatons e essa flor de pedraria que pertenceu a uma rasteirinha. Rapidinho e sem gastar nada, uma caixinha muito fina.

Você também usa?

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Passo-a-passo de um colar feito a partir de uma camiseta velha


Em janeiro, ano novinho em folha, me deu uma vontade de destrancar os armários, renovar o guarda-roupa, mudar a decoração. Com vocês acontece isso também?

Mas aí vem uma peninha de se desfazer de algumas coisas, pois já se foram umas tantas sacolas para doação e outras tantas para o lixo. E, em tempos de reutilização e reciclagem, dá até uma dor na consciência colaborar demais com a máquina do consumo .


Que tal reaproveitar uma camiseta velha?

Tinha aqui uma camiseta bem alegre e na cor que eu adoro, azul. Eu vi a dica lá no Vila do artesão e resolvi colocar mãos à obra. 
a camiseta
Se meu filho estiver vendo esse post, ahãn, você não ia mais usá-la, ia?

Utilizei um instrumento high tech para medir

Dei um pique com a tesoura

E rasguei - atenção!!! Não pode cortar, senão não fica enroladinho!


Peguei seis dessas tiras e amarrei com um pedaço de outra

Pode usar assim, ou assado


Adorei meu colar, é uma delícia de usar, maciiiiio e lindo!

E você, vai se arriscar a fazer também?

Dica: é melhor usar camiseta larguinha ou masculina para ficar com um colar longo, se for baby look ele fica bem mais curto.









quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Reutilizando e chitonando- Mais artes em chita!!!!

Minha amiga Lúcia Klein, do Calma, que estou com pressa a reciclóloga mais famosa da blogosfera, também me enviou algumas de suas artes em chita. 

Aqui, ela mostra como reutilizar discos de vinil e decorar sua parede com a alegria das chitas


Ela também usa a chita para embalar presentes

Usando chita para renovar a caixa

 Amei a saia jeans com aplicações de flores de chita  


E o colar é de chita também!

O puff de garrafas pet e o astro Nick 


lindooooo!