Páginas

Mostrando postagens com marcador costurinhas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador costurinhas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Começando o ano com o pé direito


Primeiro post de 2014
Uma vez mais quero desejar a todos um Feliz Ano!!!!!

E nada melhor que começar o ano desentulhando a casa, abrindo espaço para as novidades que haverão de chegar. Mas isso não significa que devamos desentulhar nossa casa e entulhar ainda mais os lixões da cidade, não é mesmo? Sejamos sustentáveis e economizemos o planeta e nosso bolso. Olhem que ideia linda que encontrei na net e pus em prática com muito prazer.



Um gracioso, fofinho e muito útil tapetinho feito com as toalhas de banho velhas.

O passo-a-passo não tem segredo nenhum, só um pouquinho de paciência e gosto por trabalhos manuais.
1- Corte as toalhas pelo comprimento em tiras de, no máximo 3cm de largura, nem precisa cortar muito certinho, não.
2- Saia fazendo uma trança, emendando as tiras durante o feitio usando agulha e linha (se preferir, emende à máquina).



Fazendo a trança da Rapunzel, uma delícia!


3- Comece a montar o tapete pelo centro como mostra a foto, sempre circulando e prendendo com pontos de agulha e linha.



Não tem segredo! O tamanho do tapete vai depender da quantidade de tiras que você emendar. Para esse aí usei uma toalha branca e a metade de um roupão. Trancei com duas tiras brancas e uma marinho.

O resultado é aquele da primeira foto, você pode usar três cores diferentes e compor a seu gosto. O meu ficou assim, marinheiro que só! Foi para o banheiro dos hóspedes que experimentaram e aprovaram. Fica bem fofo e absorvente para a saida do banho.

Uma reciclagem prá lá de charmosa, não acham?





domingo, 22 de dezembro de 2013

Dicas de presentes e embalagens de última hora - Natal

Todo mundo se preparando para as festas, muita correria né?
Então, passei rapidinho pra compartilhar umas dicas simples e muito úteis nesses dias.
Quer fazer umas lembrancinhas carinhosas pras amigas ou amigos? Tem uns tecidinhos bonitos aí? 
Pois bem, você pode confeccionar esses marcadores de livros, ou marca-páginas, como preferir.
Quem não gosta de receber um mimo feito à mão? 
Basta cortar duas faixas de tecido de 3 a 4cm de largura e medir a altura de um livro mediano, costurar juntas pelo avesso, virar pregar uma fita ou pingente, ou outro enfeite que desejar, costurar a borda e está feito. Mas se preferir pode costurar pelo direito mesmo e recortar as bordas com tesoura de picotar para dar acabamento. 
Dois dos meus, porque os outros já estão embalados.


A outra dica é sobre como embalar em casa os presentinhos que você confeccionou
É a oportunidade de reciclar caixas , sacos de papel e sacolinhas de lojas.
Vem comigo: da esquerda para a direita, começando por trás.
Na sacolinha charmosa, aproveitei o símbolo da loja, colei um botão em formato de estrela e um pedaço de juta escondeu os dados da loja. O passarinho foi recortado de um livro antigo (ruim que só, não precisa ter dó, comprei no sebo pra fazer artes), olho de lantejoula.
A caixinha de suco foi  encapada com retalhos de papel de presente, furinhos na parte superior, passei o fio de sisal e arrematei com lacinho, se aumentar a foto, vai ver o detalhe: botão boneco de neve.
O saco de papel craft, também de loja, foi só dobrar a borda e colar com durex e na frente colei esse amarradinho de renda e pedaços de canela.
A caixinha da frente, encapada com papel de presente foi reciclagem de caixa de sabão em pó. Abri a caixa, cortei pra ficar menor, dobrei e colei, encapando por último. Em cima, detalhe de fio de juta e uns botõezinhos decorativos.
A última caixa foi feita usando o mesmo processo da anterior, mas com caixa de sucrilhos, que dobrei ao contrário, para que o avesso dela ficasse visível e com  essa aparência rústica. Incrementei com renda e laço de juta arrematando com botão.
Usei os materiais que tinha aqui, colando, ora com cola branca, ora com cola quente. 



Não vejo a hora de distribuir os presentes!

Se eu não voltar antes, Boas Festas, Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e paz!!!!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Faça suas almofadas de estampa geométrica - passo-a-passo

Para compor a nova decô do quarto, fiz essas almofadinhas aí.



Queria umas almofadas com estampas geométricas, mas, tudo o que achei por aqui foram tecidos listrados e nem encontrei nas cores que queria. Então resolvi fazer uns testes.

Usei uma tricoline de algodão, que é bem macia, ótima para almofadas de cama.
Essa caixa de papelão serviu para prender o tecido com fita crepe.


Com a mesma fita, fui colando os zigue-zagues usando a própria medida da largura da fita para dar espaço entre os desenhos e obter essa estampa chevron.


Pintei os espaços com tinta para tecido


Depois foi só costurar a capa tipo envelope como fiz com  esta.
Essa outra aí embaixo foi infinitamente mais fácil e rápida. Apenas usei uma tampa de Toddy grande e fui molhando na tinta que misturei num pires e carimbando no tecido, tentando formar um padrão, meio no olho. OK, deu uns respingos aqui e ali, pois misturei muita água, da próxima, deixo a tinta mais grossa. Mas, gostei do resultado. O processo de montagem da capa foi o mesmo de sempre e o mais fácil do mundo: envelope.


Agora que a técnica deu certo, estou planejando fazer capas novas para as almofadas da sala. Lá, vou usar um brim de algodão acetinado, mais encorpado. Me aguarde!

E você, já fez suas próprias estampas? Conta aí!!!


sábado, 19 de outubro de 2013

Almofadas para abraçar e decorar

Dentro do projeto de decoração da sala de visitas, fiz essa almofadita aqui. Tema praiano , fugindo um pouco dos tons tradicionalmente usados nesse tipo de decoração, usei o preto na silhueta de âncora sobre fundo listrado de verde água e branco. Gosto muito de olhar para ela.


A gatinha Felícia também!

A almofada é muito simples, tipo envelope. Não sabe fazer? Tem um passo-a-passo que a Paty, do Nem te contei ensina aqui. Porém, antes de costurar, fiz a pintura. Muito fácil, procurei uma silhueta no google, risquei numa capa plástica de uma pasta que estava abandonada aqui, recortei e usei como estêncil, pintando com cuidado. Nunca pintou com estêncil? Então clica aqui e aprenda com os vídeos. Os detalhes mais finos, pintei com pincel médio. Use tinta para tecido, por favor!

Aqui, em parceria com outra, também envelope, nessa estampa sonho, que dispensa maiores caprichos.


Afinal, quem não gosta de uma almofada macia e linda, para abraçar e decorar?

Beijos!


terça-feira, 1 de março de 2011

Aplicação, Patchcolagem, Apliqué

Conhecida por tantos nomes diferentes, a técnica de aplicar figuras recortadas em tecido sobre peças de vestuário, decoração, ou acessórios está sendo cada vez mais difundida. A cada dia me deparo com mais e mais trabalhos espetaculares executados com ela.
Eu mesma, já fiz algumas peças assim no Sonho retrô!

Aplicação de corações


Iniciais e corações em almofada

Ainda vamos falar muito de patchcolagem aqui nesse mês!

E você, gosta de fazer também?







domingo, 27 de fevereiro de 2011

Faça você mesma- armário de costura !

Achei essa solução maravilhosa para quem não tem um craft room, mas não abre mão de costurar


Acabou a costura, é só empurrar a máquina e dobrar a mesa

Feche as portas e esconda tudo!


Veja mais detalhes aqui

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bolsinha necessaire - perca o medo de zíper - passo-a-passo

Ontem mostrei o modelinho de necessaire que fiz de brinde para acompanhar a bolsa japonesa.


Não tem nada de mais, é um modelo simples, mas que funciona.

Não sei se acontece com vocês, mas não consigo fazer nada igual aos  tutoriais, eles servem tão somente para inspiração. Aprendi no Make It Perfect a costurar o zíper dessa forma. Achei muito mais fácil e o acabamento fica ótimo! Vai lá e perca o medo de costurar zíper! 
Para que ela ficasse em pé, usei a técnica que ensinei aqui


O ziper é costurado, inicialmente em dois retângulos de tecido


O site está em inglês, mas, é só jogar no tradutor. Falando nisso, uso o Google Chrome como navegador, e ele tem, entre outras, a vantagem de traduzir, automaticamente, os sites estrangeiros - fica a dica!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

De volta - com uma encomenda muito fofa! Bolsa japonesa de ombro

Oi, gente!

Será que sentiram minha falta?

Eu senti muitas saudades!

Aconteceu de tudo por aqui. A net não funcionava, o note deu problema, aff Agora parece que tá tudo resolvido, espero!

No último post, prometi que mostraria a bolsa japonesa de ombro que fiz para minha amiga, Élida.
Ela escolheu dois tecidos bem delicados

Fiz um broche de flor para dar um charme

E uma necessaire nos mesmos tecidos


Essa necessaire ficou ótima, tem um sistema de pregar o ziper bem interessante
Ela vai ser tema do próximo post, onde vou dividir o PAP com vocês

Ah, para quem me pediu o PAP da bolsa japonesa, aguardem, que vou preparar aqui.

Uma semana maravilhosa a todos!!!!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Almofadas LOVE do sorteo

Lembram-se do sorteio de Natal aqui no blog?

Pois bem, além da máquina de costura, que foi sorteada em parceria com o AVB, ainda sorteei um conjunto de almofadas LOVE entre as amigas blogueiras que me ajudaram a divulgar o sorteio. E a contemplada foi a querida Lenita Vidal, que pinta porcelas lindas.

Para ela, resolvi fazer as almofadas em vermelho, até postei lá no Sonho retrô.
Lenita já recebeu o mimo e postou uma fotinha em seu blog

Aí está o LOVE, enfeitando a casa da amiga Lenita


Gostaria de agradecer a todas as amigas que se solidarizaram com o dodói da Felicia, inclusive, dando dicas valiosas de cuidados. Ela está tendo uma incrível recuperação. Estamos bem mais tranquilos. 

Um final de semana especial a todos!!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Novidades na lojinha - Bolsinhas de pulso - veja o passo-a-passo

Andava com vontade de fazer alguma feitura nova, até que encontrei o link de um pap dessas bolsinhas de mão, indicado nesse site


Apaixonei, além de fofas, ainda são super práticas para aquelas saidinhas rápidas


Elas tem dois bolsinhos internos para cartão e dinheiro


O que achou?
Será que pega?

Ainda quero fazer muitas outras, com combinações de tecidos diferentes

Quer fazer também?
Veja o pap aqui

Quer comprar?

Vai lá na lojinha (clique no ícone na lateral direita)



segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Para gostar de chita - post definitivo!!!!Última chamada para o sorteio!!!!

Guardei essa estonteante criação da Jane do AVB para encerrar o mês da chita  em grande estilo!



São 56 blocos de chita, com recheio de manta UltraSoft e forro de algodão cru acabado, quiltados com linha silko cor de laranja, unidos com entremeios de renda de algodão.
O projeto da colcha é da Jane, com execução de Vera Bergamo. 


Dá para combinar com almofadas coloridas


Essa colcha foi exposta no último Senac Patchwork.


Detalhes

E atenção!!!!
Último dia do sorteio!!!!

sábado, 29 de janeiro de 2011

Mais artes das leitoras. Chita na decoração

O prazo para inscrição do sorteio está acabando. Corre lá!
Amores, muita gente enviando sua colaboração para o mês da chita, que tá quase acabando.
Desculpem por não responder aos últimos comentários, mas é que vivo um caso de amor e ódio com a telefônica e ela me deixou sem net desde ontem. Agora estou postando da casa da sogra, fazer o que?
Também estou às voltas com a Felícia. Tadinha, tá dodói e tem nos ocupado bastante por aqui.

A Érika me enviou as fotos de suas artes com chita


Que mesinha charmosa!


Amei o detalhe do passa-fitas


A marília Gabriela, do blog Entre feltros e tecidos nos mostra sua bolsa de chita, que, segundo ela, faz o maior sucesso

Notem  que alça original!

A Sabrina do blog Maria Futrica fez essa simpática galinha com chita


Parabéns, meninas!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As inspirações em chita continuam!!!!

É tão bom saber que a gente inspira outras pessoas, né?
Foi o que aconteceu com a Nataly. Inspirada aqui no blog, ela, que sempre foi arteira, se animou a criar também seu blog, o Maria Girassol. Lá, a Nataly publica seus trabalhos, sempre ensinando como fez, adoro isso!

Um pequeno desfile de sua arte:









Alguma dúvida de que essa menina faz parte da "Turma da Chita"?

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ecobag, ou sacola de praia, ou maxi-bolsa, ou bolsa para notebook de chita!!!- passo-a-passo


Apresento-lhes: meu trabalho em chita!!!
Momento confissão: eu não tinha N-A-D-A em chita!

Ganhei um kit da Jane do AVB para fazer uma ecobag. Adorei a chita e o tecido liso amarelo combinando e comecei a pesquisar um modelo de bolsa. Foi nesse ponto que a chita me conquistou de vez! Encontrei tanta coisa linda feita com ela, que resolvi fazer os posts que vocês tem acompanhado aqui.

Resultado: não encontrei nenhum pap que batesse com o que eu queria e resolvi criar meu modelo. E amei!!!!

Dá para usar de todas as maneiras que citei no título do post, porque fiz um bolso com ziper para guardar a carteira, dinheiro, celular, documentos, cartões, etc e ainda acrescentei o mosquetão para prender as chaves.
Quando comecei a fazer, não sabia se ficaria boa, mas, por via das dúvidas, fui fotografando  e anotando as medidas que usei.
Quer fazer a sua também?
Então, siga meus passos

Materiais

Usei 1/2m de chita, a mesma quantia de tricoline lisa e de feltro para rechear.
Costurei com linha azul royal
Usei um zíper de 12cm no bolso
1 mosquetão reaproveitado
8cm de fita de gorgurão ou viés para prender o mosquetão
máquina de costura
13cm de termocolante

Corte

Para a bolsa   
40X48cm
2x no tecido amarelo 
2x no feltro 
e 38X48cm 
2x na chita

Para a parte amarela de baixo da bolsa
48X13cm
2x no tecido amarelo

Para o acabamento na parte de cima
4X48cm
2x no tecido amarelo

Para as alças
10X63cm
2x na chita

PAP

Cole as faixas amarelas com termocolante sobre a borda de um dos lados maiores da chita
Note o efeito da transparência do tecido sobreposto, deixando ver o desenho da chita

Dê acabamento com um ponto decorativo que quiser

Coloque o feltro por baixo, depois a chita e, por último, a faixa amarela para o acabamento superior da bolsa, prenda com alfinetes e costure com ponto reto

assim

Agora vire a borda amarela e passe a costura pelo direito

A parte de fora da bolsa está preparada, agora, vamos preparar a parte interna.
Corte o bolso de acordo com o zíper e do comprimento que você desejar
Use a régua, risque e corte assim

Depois, pelo avesso, dobre as bordas e assente com o ferro

Alinhave o ziper na janelinha para que fique assim e costure

Alinhave as bordas do bolso para dentro e prenda com alfinetes num dos lados internos da bolsa e costure, aproveitando para prender o mosquetão assim

Agora é só juntar as partes de chita, direito com direito, costurando dos três lados, deixando a parte superior aberta e fazer o mesmo com a parte interna da bolsa.
as duas partes ao avesso

Dobre as pontas assim, costura com costura, pelo avesso e marque 5cm

Depois assim, risque 10cm

Costure na linha riscada e corte a sobra

Antes de costurar, confira  pelo direito da peça se as costuras estão na mesma direção

veja o avesso da bolsa, a parte interna deve  deve ficar igual

Feche as alças, costurando pelo avesso

Revire e passe a ferro, centralizando a costura

Pesponte nas bordas pelo outro lado

Meça bem onde quer as alças, prendendo com alfinetes e costurando

Deixe a parte de fora pelo direito e vista nela a parte de dentro de forma a ficar direito contra direito

Abra as costuras, acerte bem, prendendo com alfinetes e costure, deixando uns 8cm para virar

Vire ao direito, acerte bem e pesponte a borda para dar maior firmeza

Eu usei linha de cor contrastante para dar uma bossa

Está pronta!
Gostaram?


Já tá participando do sorteio da chita?
Clique aqui