Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

Acabei de ler: Caim de José Saramago


A última obra de Saramago tem dado muito o que falar. Ousado e sem papas na língua, mas delicioso.
Foi preciso me conter para não ler de uma só vez, pois queria ir saboreando aos poucos. Só não gostei do final,  acho que porque acabou rápido demais.
O livro nos mostra vários trechos do Antigo Testamento contados sob a perspectiva do assassino, Caim. O que me levou a refletir, já que a história sempre é contada pelos vencedores. Em Caim, Saramago deu um giro de 180º com a câmera!

Aqui, um trecho do diálogo entre Isaac e seu pai, Abraão, depois de Deus haver mandado que o pai sacrificasse seu filho:
“E que senhor é esse que manda um pai matar seu próprio filho?”
“È o senhor que temos, o senhor de nossos antepassados (…).”
“E se esse senhor tivesse um filho, também o mandaria matar?”
“O futuro dirá.”
“Então o senhor é capaz de tudo, do bom, do mau e do pior.”
“Assim é.”
“E se tivesses desobedecido a ordem?”
“O costume do senhor é mandar à ruina, ou uma doença, a quem lhe falhou.”
“Então é rancoroso.(…) Nem um erro, nem um crime?(…)”
“Os erros e os crimes, sobretudo.”
“Pai, não entendo desta religião.”

Leia a resenha do livro, por Juan Arias aqui

5 comentários:

  1. Olá Tania,você não colocou seu email e nem entrou como seguidora, passa lá de novo!! bjs,
    obs: Obrigada pela divulgação!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pelo trechinho deu pra saber que vem chumbo grosso por aí!!! Tô doida pra ler!!! Obrigada pela sugestão!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Humm gostaria de ler esse livro!
    Estou tão curiosa em saber a história de Caim.

    Beijos e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. ui, ui, ui... fiquei com vontade de ler, faz tanto tempo que não leio um bom livro... Vou comprar assim que der, agora fiquei mto curiosa!
    Obgada pela dica, Tânia!
    Bjins =]

    ResponderExcluir
  5. Opa! Questionador! Parece que coloca uma pulga atrás da orelha... ou não. rs
    Eu gostei. Fiquei curiosa. Se tiver a oportunidade lerei!
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim